terça-feira, 13 de novembro de 2007

Projeto de Graduação em Engenharia Elétrica (ênfase em Telecomunicações)


RESUMO

A proposta para este projeto consiste na geração de um script e uma rede neural capaz de analisar dados coletados por GPR (Ground Penetrating Radar), com o intuito de permitir uma verificação mais fácil de alvos para Geofísica Forense (não foi possível obter os dados para este fim, mas usamos a prospecção de uma galeria de água). Para tanto, foram necessários estudos com a finalidade de melhor compreensão do funcionamento do GPR e para que se implementasse o script e a Rede Neural do tipo Perceptron Multicamadas, foram feitos também históricos evolutivo e científico dos neurônios biológicos e artificiais, comparação entre eles e uma breve explicação relativa às Redes Neurais Artificiais.

A aplicação da Geofísica de Prospecção para investigação Forense ainda é pouco utilizada, devido ao elevado custo dos equipamentos. Ela pode ser descrita como a aplicação de meios da prospecção geofísica para a busca de indícios que possam auxiliar em uma investigação. Entretanto, não foi possível se trabalhar com esse tipo de alvo, pois não se conseguiu dados coletados com esse intuito.

Subseqüentemente, realizou-se o tratamento dos dados, que consiste em análises das informações recebidas pelo equipamento, elaborou-se um programa de manipulação de matrizes que contribuiu, juntamente com o script gerado e o programa Pulse Ekko42, parte integrante do GPR que informa e permite a manipulação dos dados para a implementação da rede, que funcionou de forma eficiente. A rede funciona a contento por ser capaz de identificar razoavelmente tanto alvos em meio a dados de baixa qualidade, quanto em relação a dados que tenham recebido algum tratamento.

Ainda são detalhados os principais programas e scripts, além do treinamento e a simulação da rede.



Palavras-chave: Ground Penetrating Radar, Geofísica Forense, Redes Neurais Artificiais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário